in

O terceiro Piri Jazz Festival homenageia Baden Powell

O Festival Piri Jazz este ano fará sua 3º edição. A programação é gratuita e ocorrerá nos dia 19, 20 e 21 de outubro. Para que gosta da boa música e curte o som do homenageado Baden Powell, essa é uma grande oportunidade.

Assim como o samba, o jazz nasceu da cultura africana

O Jazz é um estilo musical que surgiu nos Estados Unidos, no final do século XIX e início do século XX. Uma manifestação musical que, assim como nosso samba, teve origem no legado religioso afro-americano.

O jazz é um encontro de ritmos e tradições. Houve uma mistura da música africana com a europeia e assim nasceram estilos musicais que deram origem ao jazz: o ragtime, blues e spirituals.

O Jazz nasceu em New Orleans, cidade do estado de Louisiana habitada por negros africanos, americanos, brancos, asiáticos e outros. Local ideal para surgir uma manifestação artística como o Jazz.

O Festival Piri Jazz faz uma homenagem a Baden Powell

O festival aconteceu em Pirenópolis nos anos de 2008 e 2009. Agora volta repaginado em sua terceira edição. Com a curadoria de Rubens Carvalho, tem patrocínio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás (FAC) e do Programa Estadual de Incentivo à Cultura (Lei Goyazes). Sua ideia principal é divulgar a música instrumental e proporcionar momentos de descontração e diversão para os moradores e visitantes da cidade de Pirenópolis.

Com o time de peso de músicos convidados, o Piri Jazz prestará justa homenagem a Baden Powell (1937-2000). Estará presente, inclusive, o filho de Baden, Philippe Baden Powell.

Baden Powell é um dos maiores violonistas de todos os tempos e expressivo compositor da nossa música. Criou um estilo próprio e se tornou o violonista mais influente de sua geração. Sua música vai além do erudito e do popular, agregando conceitos afro-brasileiras e o regional brasileiro.

Programação do festival

19/10 (Sexta-feira) – 20h

– Zé Krishna & Amigos Eternos (DF)

– Trio Curupira (SP)

– Sons de Sobrevivência (SP/RJ)

20/10 (Sábado) – 20h

– Bororó & Trio (Pirenópolis)

– Marcel Powell (RJ)

– Cama de Gato (RJ)

21/10 (Domingo) – 19h

– Grupo Ludere com Philippe Baden Powell (SP)

– Virgínia Rodrigues & Grupo (BA)

Fonte: UppermagBaden Powell Oficial, Pirenópolis.tur, Agita Pirenópolis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Circuito Gastronômico Goiás

Semana cultural de Pirenópolis: muita literatura, música e artes